terça-feira, 13 de outubro de 2009

REVISTA CULT ON LINE DÁ DESTAQUE AO ESPETÁCULO "UM DIA A MENOS"!

A Revista CULT ON LINE deu destaque ao espetáculo "Um dia a menos" na data de hoje. Confira a reportagem na íntegra:

"CLARICE EM CENA
Por Eduardo Fonseca

Sesc-Santana recebe atrações em homenagem à escritora Clarice Lispector

Entre os dias 15 e 18 de outubro o Sesc-Santana recebe o espetáculo Um dia a menos, da Cia de Artes e Ofícios. A peça é um dos destaques do projeto "Lembranças de Clarice", que terá também a exibição de filmes, debates e performances baseados na obra da escritora Clarice Lispector (confira programação completa abaixo).

(Werinton Kermes)

Dirigido por Marcio Mehiel, o espetáculo não trata exclusivamente de nenhum conto da escritora, mas procura passar uma atmosfera comum que vigora em boa parte de sua obra. "Trata-se de um recorte de vários contos que nos permitiu criar uma dramaturgia própria. A Clarice está presente com o seu olhar penetrante a respeito da complexidade da vida cotidiana. Uma complexidade que não abre mão de uma leveza e de um humor muito particular", explica Mehiel à CULT.

Para transpor ao palco tais características, as atrizes Maria Stella Tobar e Tatiana Zalla foram escaladas para dar vida a duas mulheres que vivem histórias espacialmente distintas, embora temporalmente paralelas. Duas mulheres sofridas que não se conhecem, mas que se veem mergulhadas em um cotidiano aborrecido e demasiado vulgar. "Nesse dia-a-dia elas acabam se perdendo delas mesmas", reforça o diretor. Mulheres perdidas que irão se encontrar no desenvolvimento da montagem, no ato final do suicídio.

Neste último ato, as duas se encontram no alto de um edifício e o cenário passa a ser ocupado por cubos que remetem ao horizonte de concreto de uma grande metrópole.Uma vista que carece de qualquer tipo de referência mais íntima, mas que, contraditoriamente, vislumbra também o lar de milhares de pessoas. "Assim, os cubos, além da monotonia, também nos passam a impressão de um lugar seguro, uma colméia ou um ninho", diz Mehiel.

É nessa disposição aparentemente conflitante que a escritora se faz presente. Se Clarice, segundo ela própria afirmava, era um mistério até para si mesma, sua obra ganha magnitude ao ser construída em cima dos mistérios que residem nas coisas aparentemente mais banais. Segundo afirma Mehiel, na peça, "encontramos a sutileza do contraste da escritora naquilo que se mostra como sempre igual e que passa a ser enxergado pelo público como uma coisa surpreendente".

(Werinton Kermes)
A vida vazia em meio ao cotidiano acaba
levando as mulheres ao suicídio

Antes da surpresa, porém, a cena revela a vontade das personagens de sumir de suas vidas. Desta maneira, o anseio das protagonistas, materializado no ato do suicídio, nos leva a uma reflexão recorrente na obra de Clarice, a de que a vida na grande cidade é perigosamente sem sentido e alimentada pela inexistência de um destino. "Uma vida sempre frágil e vulnerável à beira de um precipício", resume Mehiel. No entanto, essa vida dura e concreta é posta de lado no encontro das duas personagens. "Nesse instante, a peça abandona o seu realismo e entra num mundo fantasioso, onírico, de cunho existencialista. Mas, ao contrário do que pode parecer, o espetáculo não é denso, nem pesado, pois assim não seria Clarice", conclui o diretor.


Um dia a menos
Cia de Artes e Ofícios
De 15 a 18 de outubro (quinta a sábado às 21h e domingos às 19h30).
Teatro Sesc Santana (av. Luiz Dumont Villares, 579).
Ingressos de R$ 3 a R$ 12.
Informações: (11) 2971-8700.


Destaques do projeto "Lembranças de Clarice"
- "Atônita", uma adaptação do conto "O Morto no Mar da Urca", com Roberta Nazaré Ventura, dirigida por Maria Stella Tobar;
Dia 14/10 às 20h30
- Intervenções teatrais com a Cia As Graças;
- Palestra com Yudith Rosenbaum, autora do livro "Metamorfoses do Mal: Uma leitura de Clarice Lispector";
Dia 14/10 às 21h
- Leitura de um texto-homenagem a Clarice Lispector escrito por Lygia Fagundes Telles;
Dia 14/10 às 20h45
- Palestra "Ofício do Ator", com o diretor Marcio Mehiel e a Cia de Artes e Ofícios.
Dias 17 e 18/10 das 14h às 17h30
- Apresentação dos filmes "A Hora da Estrela", de Suzana Amaral, e "O Corpo", de José Antônio Garcia.
Respectivamente: 17/10 às 17h e 17/10 às 18h30
Para mais informações, acesse o site do SESC-SP (http://www.sescsp.org.br/)"

Nenhum comentário:

Postar um comentário